ANEEL AUTORIZOU A COPEL A REAJUSTAR A TARIFA COBRADA NESTA TERÇA-FEIRA (9). PERCENTUAL FOI REVISTO; PASSOU DE 13,44% PARA 8,77% PARA RESIDÊNCIAS.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (9) que a energia elétrica no Paraná será reajustada. A tarifa cobrada pela Companhia Paranaense de Energia elétrica (Copel) ficará 8,77% mais cara no caso de unidades consumidoras residenciais e de 9,32% a 9,72% para o setor industrial.O percentual de reajuste passou por uma revisão. Em junho, a Aneel autorizou a Copel a reajustar a conta de luz em 13,44%, o governador Beto Richa (PSDB), entretanto, determinou que permanecesse a tarifa vigente. A decisão foi tomada em um contexto de manifestações em todo o Brasil, inclusive, em Curitiba. Na ocasião, o governador solicitou a revisão do reajuste. De acordo com a Aneel, a nova tarifa é válida para as contas com faturamento a partir de 24 de junho deste ano. Conforme divulgado pelo Governo do Paraná, o principal impacto no índice de reajuste se refere ao uso de usinas térmicas, cuja energia é mais cara, em período de estiagem. Luz Fraterna Também nesta terça-feira (9), o governo estadual encaminhou para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma proposta para aumentar o teto de consumo mensal de energia do programa “Luz Fraterna”, de 100 kWh para 120 kWh. O programa beneficia paranaenses com renda per capita inferior a meio salário, os isentando do pagamento. Em 2012, segundo o governo estadual, mensalmente cerca 160 mil famílias foram beneficiadas pelo “Luz Fraterna”. Caso o texto seja aprovado pelos deputados, a estimativa do Executivo, é de que o número de famílias atendidas passe para 220 mil.
Créditos : HTTP://G1.GLOBO.COM/PR/PARANA/NOTICIA/2013/07/CONTA-DE-ENERGIA-ELETRICA-FICA-877-MAIS-CARA-PARA-FAMILIAS-PARANAENSES.HTML
PÁG. ANTERIOR