NOTÍCIAS

A UNIÃO INTERNACIONAL PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA (IUCN) DIVULGOU NOTA NA TERÇA-FEIRA (2) EM QUE APONTA QUE UMA ATUALIZAÇÃO DE SUA LISTA VERMELHA DE ESPÉCIES AMEÇADAS LEVOU À INCLUSÃO DE 4.807 NOVAS VARIEDADES DE PLANTAS E ANIMAIS, ELEVANDO PARA 70.

 As coníferas abrangem as árvores popularmente conhecidas como pinheiros e têm esse nome porque, em muitos casos, têm copa em forma de cone. A IUCN informa que 33 espécies de coníferas tiveram seu grau de conservação rebaixado. Entre as árvores, as coníferas têm espécies maiores e mais antigas. Há tipos de pinus que vivem milhares de anos, e sequoias que chegam a ter mais de cem metros de altura. Elas ainda sequestram muito mais carbono da atmosfera que outras plantas, destaca a IUCN. A união ressaltou ainda que, durante a atualização de sua lista, foi feito um levantamento global inédito sobre as espécies de camarão de água-doce, das quais 28% estão ameaçadas. A queixada, um tipo de porco do mato que vive na Amérido Sul e Central, além do México, teve sua população reduzida em mais de 80% nesse último país, além da Costa Rica, e, por isso, aparece agora com estado de conservação “vulnerável”. O animal, que existe também no Brasil, é bastante caçado, mas também a perda de habitat e possíveis epidemias têm afetado a espécie. Na lista revisada, três espécies foram declaradas extintas: o lagarto Chioninia coctei, que vivia em três ilhas de Cabo Verde, no Oceano Atlântico, o peixe Cyprinodon arcuatus, encontrado no Arizona, e uma variedade de camarão de água doce, Macrobrachium leptodactylus. (Fonte: Globo Natureza)

Créditos : HTTP://NOTICIAS.AMBIENTEBRASIL.COM.BR/CLIPPING/2013/07/04/95891-IUCN-APONTA-QUE-34-DAS-ESPECIES-DE-ARVORES-CONIFERAS-ESTAO-AMEACADAS.HTML


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: