NOTÍCIAS

O FINAL DE SEMANA SERÁ DE FERIADO PROLONGADO POR CAUSA DO CARNAVAL. UM PERÍODO MARCADO POR VIAGENS, AUMENTANDO O TRÂNSITO DE PESSOAS NAS CIDADES DA REGIÃO.

É justamente esse fluxo que preocupa as autoridades de saúde. Com vários municípios em situação de alerta e outros com epidemia de dengue, o temor é de que a doença se espalhe ainda mais rápido. Chefe da Vigilância Sanitária Regional, Nilce Casado ilustra a preocupação com exemplos. Lembra que Paranavaí é o polo e vive uma grande epidemia. A cidade acolhe milhares de visitantes da região todos os dias. Tais visitantes procuram o centro da cidade em busca de produtos e serviços. Ocorre que é justamente o centro o maior foco da doença. Até a semana passada eram mais de 300 casos notificados nesta região. As pessoas correm o risco de ficar doentes e ainda levar a dengue para as suas cidades, alerta. Nilce lamenta que a população continue negligenciando cuidados básicos. Ela lembra que tudo estaria resolvido se cada um cuidasse do seu espaço, eliminando água parada. Enquanto isso, não acontece, restam medidas de controle, que nem sempre são eficazes. AVANÇO - Enquanto isso, a dengue chega a outras cidades. Atualmente a preocupação é São João do Caiuá, que notificou 23 pacientes apenas no último final de semana. Foram coletadas 8 amostras para teste rápido, sendo que seis delas deram positivo para dengue.  O volume de notificações já caracteriza um surto epidêmico, diz Nilce. Tal situação se verifica também em Paranavaí e São Carlos do Ivaí. Terra Rica igualmente vive um período delicado em relação à doença.  A Regional de Saúde também está atenta aos tipos de vírus em circulação. Por enquanto foram detectados os tipos 1 e 4. O novo vírus representa perigo extra, preocupa-se Nilce Casado.  Isso porque ao contrair a dengue mais de uma vez, a pessoa pode ter o estado agravado. O quadro varia de acordo com as condições do paciente, podendo desenvolver formas mais agressivas. Ontem, por exemplo, havia dois internados que exigiram cuidados extras. Apesar dessa condição, eles passavam bem.

Créditos : HTTP://WWW.DIARIODONOROESTE.COM.BR/NOTICIA/CIDADES/LOCAL/45488-CARNAVAL-TRAZ-PREOCUPACOES-EXTRAS-COM-A-DENGUE#.URTX-H0MCYK


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: