NOTÍCIAS

AS ALTERAÇÕES QUE A MUDANÇA CLIMÁTICA DEVEM PROVOCAR NOS PADRÕES DAS ILHAS DO PACÍFICO SUL SERÃO EXTREMAS E IMPREVISÍVEIS, SEGUNDO UM ESTUDO PUBLICADO NESTE DOMINGO PELA EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA CIENTÍFICA “NATURE CLIMATE CHANGE”.

As chuvas na região devem ser afetadas de duas maneiras opostas. Por um lado, o aumento na temperatura tende a aumentar o volume de chuvas localmente. Por outro, a evaporação da água dos oceanos será alterada. A simulação conduzida pela equipe de Matthew Widlansky, do Centro Internacional de Pesquisas do Pacífico, na Universidade do Havaí, nos EUA, mostrou que a região equatorial passará a receber mais chuva, o que pode causar seca nas ilhas mais ao sul. Com a simulação, os cientistas concluíram que a coincidência entre os dois fatores cria um cenário em que é muito difícil prever as precipitações de chuva. A região do Pacífico Sul, na Oceania, é composta por arquipélagos como Tonga, Fiji e Samoa. Essas ilhas, muito baixas e vulneráveis às mudanças do oceano, também sofrem com a ameaça do aumento do nível do mar, outra possível consequência do aquecimento global. (Fonte: Globo Natureza)

Créditos : HTTP://NOTICIAS.AMBIENTEBRASIL.COM.BR/CLIPPING/2012/10/30/88454-MUDANCA-CLIMATICA-TORNA-CHUVAS-DO-PACIFICO-SUL-IMPREVISIVEIS-DIZ-ESTUDO.HTML


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: