NOTÍCIAS

A POLÍCIA AMBIENTAL APREENDEU 1,6 TONELADA DE CARVÃO FEITO A PARTIR DE MADEIRA NATIVA DA MATA ATLÂNTICA, EM JUQUIÁ, NO VALE DO RIBEIRA. CINCO PESSOAS FORAM DETIDAS E VÃO RESPONDER PELO CRIME EM LIBERDADE.

Os policiais chegaram ao local durante uma operação para combater a caça de animais silvestres. Em uma mata do bairro Paiol, as equipes descobriram madeiras e uma grande área desmatada. Boa parte dela já havia virado carvão. Os fornos para a transformação da madeira nativa em carvão são feitos com barro, de forma improvisada, e estavam escondidos no meio da mata. Um deles foi encontrado ainda em atividade pelos policiais. O tenente Robson Alessandro Barbosa, da Polícia Militar, explica como funciona o processo clandestino. “Ele é fabricado, retirado com trator e levado para um armazenamento clandestino. E, posteriormente, é transportado para grandes cidades em caminhões furgão como uma forma de dificultar a fiscalização ambiental.” As cinco pessoas que trabalhavam no local foram levadas para a delegacia, onde assinaram um documento e vão responder em liberdade. Além do carvão, distribuídos em 170 sacos prontos para venda e carregados para transporte, além de uma arma sem registro foram apreendidos pela polícia. O tenente da PM ainda explica que o ato configura crime de atividade potencialmente poluidora. “O fato de cozinhar o carvão sem autorização, e o transporte de carvão sem a devida licença também é crime ambiental”, afirma. (Fonte: G1)

Créditos : HTTP://NOTICIAS.AMBIENTEBRASIL.COM.BR/CLIPPING/2012/10/22/88234-POLICIA-APREENDE-MAIS-DE-1-TONELADA-DE-CARVAO-EM-RESERVA-AMBIENTAL.HTML


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: