VENTILADORES, APARELHOS DE AR-CONDICIONADO E UMIDIFICADORES DE AR AJUDAM A AMENIZAR O CALOR - QUE TEM SUPERADO OS 30 GRAUS NOS ÚLTIMOS DIAS. TANTOS APARELHOS LIGADOS AO MESMO TEMPO LEVARAM O PARANÁ AO RECORDE HISTÓRICO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA.
O gerente do Departamento de Serviço e Manutenção da Copel de Paranavaí, Ayrton Pedro Belleze, disse que o consumo de energia cresceu 4,4% em 2011. A previsão é de que continue crescendo. “Continuando o calor, o ritmo de consumo será alto”, destacou.
Mesmo assim, Belleze garantiu que Paranavaí não corre o risco de sofrer com racionamento de energia elétrica. “Contamos com um planejamento que acompanha o crescimento vegetativo, e temos o horário de verão, que é um artifício que garante flexibilidade no funcionamento do sistema elétrico”.
A recomendação de Belleze é que, mesmo sem a possibilidade de apagões, os consumidores utilizem a energia elétrica de forma consciente. “O primeiro passo é evitar desperdício. Apague a luz quando sair de um cômodo e desligue equipamentos elétricos que não estiver utilizando”, orientou.
Mas é possível fazer mais. O gerente de Serviço e Manutenção da Copel de Paranavaí ensinou: “Mantenha o ambiente fechado para usar o ar-condicionado, compre aparelhos eficientes, que consumam menos energia. Utilize lâmpadas compactas e demore menos no banho”. Com todas essas dicas é possível economizar até 15% de energia elétrica por mês.
Créditos : HTTP://WWW.DIARIODONOROESTE.COM.BR/NOVO/NOTICIA_DET.PHP?CDNOTICIA=50724
PÁG. ANTERIOR