A ONDA DE CALOR QUE ASSOLA O PARANÁ NOS ÚLTIMOS DIAS PROVOCOU UM AUMENTO DE 30% NO CONSUMO DE ÁGUA EM TODO O ESTADO. O PROBLEMA É AGRAVADO PELA FALTA DE CHUVA, QUE AFETA A PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA PELA SANEPAR.
Em Cascavel, a média histórica da temperatura máxima para o mês de fevereiro é de 28,6 graus. No domingo (5), chegou a 37 graus. O reflexo no consumo de água foi imediato, com aumento de 25%.
Em Londrina, onde a temperatura chegou a 34 graus, a alta no consumo foi ainda maior, chegando perto dos 30%.
Em Toledo, a população também consumiu 29% a mais de água tratada no domingo (que tradicionalmente é o dia de menor consumo). Em Foz do Iguaçu, onde a temperatura subiu para 33 graus, o consumo de água tratada aumentou 10,5% – percentual próximo ao registrado em Maringá (10,46%), onde a temperatura bateu nos 35 graus.
Em Curitiba e Região Metropolitana, o aumento no consumo de água nos últimos dias foi da ordem de 10% em relação à média. Segundo o Instituto Simepar, a média histórica de temperatura na região durante esta época do ano é de 26 graus. Na sexta-feira (3), a temperatura chegou a 34,6 graus em Curitiba, a maior registrada nos últimos seis anos.
Em Cerro Azul, a 92 quilômetros da capital, os termômetros alcançaram 39,9 graus.
USO RACIONAL - A população pode colaborar. Basta usar água tratada racionalmente, reduzindo o tempo no banho, reutilizando a água usada na máquina e tanque de lavar roupa e deixando de lavar carro e calçada, entre outras mudanças nos hábitos de consumo.
Créditos : HTTP://WWW.DIARIODONOROESTE.COM.BR/NOVO/NOTICIA_DET.PHP?CDNOTICIA=50675
PÁG. ANTERIOR