CENSO VAI LEVANTAR ESPÉCIES DE PLANTAS EM DIFERENTES PARTES DO ESTADO. FOCO SERÁ NA CRIAÇÃO DE POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DA COBERTURA FLORESTAL.
No próximo mês, o governo do Rio de Janeiro deve iniciar o censo da Mata Atlântica, que vai verificar a quantidade e a qualidade das florestas existentes no estado, além de contribuir para formulação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental.
O levantamento, que deve durar oito meses, analisará regiões de mata nativa ou reflorestadas do Rio, mapeará as espécies predominantes, os problemas existentes nas áreas preservadas e também vai reunir informações para o Inventário Florestal Nacional, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e que reunirá dados dos biomas do país. O investimento estimado é de R$ 5 milhoes.
De acordo com Alba Simon, superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), serão colhidas amostras de 320 pontos do estado para análise do solo e das espécies de plantas existentes.
Também será realizado um inventário de carbono, ou seja, será possível estimar quanto está armazenado de CO2 no solo onde estão as árvores. “De todo o território do estado, 27% é de cobertura florestal. Agora, vamos colocar uma lupa e realizar um retrato real, talvez cruel, da biodiversidade”, afirma Alba.
Créditos : HTTP://G1.GLOBO.COM/NATUREZA/NOTICIA/2011/12/AREA-DE-MATA-ATLANTICA-EXISTENTE-NO-RIO-DE-JANEIRO-SERA-MAPEADA-EM-2012.HTML
PÁG. ANTERIOR