NOTÍCIAS

O 6.º CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA E 2.º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA DEVEM REUNIR 3 MIL PARTICIPANTES, ENTRE 9 E 12 DE NOVEMBRO, EM CURITIBA.

O 6.º Congresso Brasileiro de Agroecologia e 2.º Congresso Latino-Americano de Agroecologia devem reunir 3 mil participantes, entre 9 e 12 de novembro, em Curitiba. Participam pesquisadores, agricultores familiares e camponeses e integrantes de movimentos sociais. O tema e os objetivos dos congressos foram apresentados na Escola de Governo, desta terça-feira (03), pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.

As palestras e apresentações técnicas dos dois congressos serão realizadas no espaço Expo Unimed, na Universidade Positivo. A parte prática, que são as dinâmicas de grupo, será no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Bianchini destacou que a realização desses dois congressos, que pela primeira vez são realizados simultaneamente, representa o ápice dos encontros latino-americanos de agroecologia. "A escolha do Paraná é o reconhecimento dos esforços que o governo do Paraná vem desenvolvendo contra os produtos transgênicos e em defesa da biodiversidade e da pesquisa pública, das sementes desenvolvidas pelo Iapar e dos trabalhos de assistência técnica junto aos agricultores familiares e camponeses da Emater-PR", disse o secretário.

AÇÕES – Entre as ações do Governo do Estado em defesa da agroecologia estão a institucionalização do CPRA, que desenvolve os projetos e experiências nessa área e a inauguração da estação de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar-PR), em Santa Tereza do Oeste, que vai desenvolver essencialmente pesquisas em agroecologia. Também foram cedidos mais de 50 especialistas do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR) para prestar assistência técnica voltada à agroecologia.

Outra iniciativa, segundo Bianchini, está no trabalho desenvolvimento pela Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que custeia a execução de projetos do setor. "Todas essas iniciativas são as políticas públicas que motivaram a escolha do Paraná para esse importante encontro."

O coordenador dos congressos, o pesquisador Ivo Melão, do Ipardes, informou que já foram inscritos 1.100 trabalhos e 2.600 participantes, entre eles mais de 400 agricultores agroecológicos. Dez dinâmicas de campo estão com inscrições esgotadas. São mais de 800 pessoas que se inscreveram para participar da parte prática dos congressos, que serão desenvolvidas no CPRA.

PRINCÍPIOS – Segundo Melão, o objetivo dos congressos é promover os princípios da agroecologia a partir do conhecimento técnico, científico e popular para construção de uma ampla rede de conhecimento no Brasil e na América Latina, em torno do desenvolvimento rural sustentável e das questões que mais afligem a agricultura familiar.

Os temas dos debates vão enfocar a agricultura familiar, segurança e soberania alimentar, mudanças climáticas, consumo consciente, comercialização dos produtos agroecológicos e a apresentação de experiências passadas e presentes para construção de um futuro sustentável e agroecológico. O público alvo dos congressos é agricultores familiares, camponeses, técnicos, estudantes e membros dos movimentos sociais que apoiam a agroecologia.

Além da estrutura de palestras e dinâmicas de grupo haverá feira com produtos agroecológicos e estandes institucionais e culturais. Serão apresentados trabalhos orais e painéis com experiências dos agricultores e pesquisadores. Melão destacou ainda que toda a alimentação dos eventos será agroecológica. Informações sobre o evento podem ser obtidas no site

www.agroecologia2009.org.br.

Créditos : HTTP://WWW.AENOTICIAS.PR.GOV.BR/MODULES/MANCHETES/ARTICLE.PHP?STORYID=17923


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: