NOTÍCIAS

PARANAVAÍ NÃO DEVE SOFRER COM DESABASTECIMENTO DE ÁGUA NESTE VERÃO, CONFORME PREVÊ O GERENTE REGIONAL DA SANEPAR, ARNALDO GIOVANI RECH. ELE AFIRMA, NO ENTANTO, QUE PARA NÃO HAVER PROBLEMAS, OS MORADORES PRECISAM ADOTAR O CONSUMO CONSCIENTE. “É PRECIS

Outra dica é reaproveitar o último enxágue das roupas, na máquina ou no tanque, para ensaboar calçadas, tênis ou tapetes. “Fechar a torneira para fazer a barba e escovar os dentes e diminuir o tempo do banho também ajudam a economizar”, ensina. Segundo o gerente regional da Sanepar, as temperaturas altas dos últimos dias não tiveram reflexo negativo no fornecimento de água em Paranavaí. O desabastecimento aconteceu em situações pontuais, por causa de rupturas na rede ou problemas de energia elétrica. “São casos isolados, e temos até quatro horas para restabelecer a distribuição de água”, afirma Rech.

PICOS DE CONSUMO - Terças-feiras, sábados e domingos são os dias de maior consumo de água. É quando as dicas para economizar mais devem ser levadas a sério, alerta Rech. “Quando o consumo é muito alto, pode ser que ocorra desabastecimento, por isso fazemos o alerta sobre uso consciente. Pessoas com reservatório compatível com o tamanho da casa têm menos problemas neste sentido”, destaca o gerente regional da Sanepar.

Atualmente, o consumo de água em Paranavaí está abaixo do índice estadual. Para se ter uma ideia, diariamente as perdas no município representam 120 litros por ligação de água, contra a média de 280 litros no Paraná. Se a comparação for feita com a cidade de São Paulo, a diferença é ainda maior, já que na capital paulista as perdas representam mais de 600 litros de água por ligação.

NOVIDADES EM 2012 - De acordo com Rech, no próximo ano Paranavaí deverá ser contemplada com quatro novos poços de captação subterrânea, sendo um na Vila Paris, um no Jardim Santos Dumont, um terceiro no Jardim São Jorge e outro no Jardim Oásis. Além disso, R$ 18 milhões serão investidos em rede de esgoto e tratamento de água, graças ao PAC 2 (segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal).

Hoje, 100% das residências de Paranavaí recebem água tratada, enquanto a rede de esgoto chega a 93% da população. “É um dos índices mais altos do mundo”, revela o gerente regional da Sanepar. A expectativa, diz, é que a estação de tratamento de água em Paranavaí acompanhe o crescimento da cidade

Créditos : HTTP://WWW.DIARIODONOROESTE.COM.BR/NOVO/NOTICIA_DET.PHP?CDNOTICIA=48915


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: