A SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO (SEAB) ESTÁ REALIZANDO UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO EM TODA A REGIÃO A RESPEITO DO GREENING, UMA DOENÇA QUE ATINGE MURTAS E PLANTAS CÍTRICAS. A PREOCUPAÇÃO É COM A CONTAMINAÇÃO DAS PLANTAÇÕES DE LARANJA,
Neste cenário, a erradicação das murtas é determinante, uma vez que a transmissão da doença se dá por um inseto, o Diaphorina citri, que contamina a planta ao sugar a seiva. Por isso, a eliminação das murtas está estabelecida por leis municipal (2.990/2007) e estadual (15.953/2008).
De acordo com o chefe regional da Seab, Gabriel Back, a criação de legislações próprias seria uma grande ferramenta de combate ao greening, e esta orientação está sendo feita aos prefeitos das cidades onde ainda não existem leis municipais determinando a eliminação das murtas.
Dentro das propriedades rurais, que é onde a Seab realiza a fiscalização, os moradores são orientados a fazer a erradicação da murta. Se isso não ocorrer em um prazo de até 30 dias após o comunicado, os proprietários ficam sujeitos a multas que podem passar de R$ 4 mil.
Em Paranavaí, no perímetro urbano, a fiscalização é feita pela Secretaria de Meio Ambiente e, segundo o secretário João Marques, a erradicação das murtas já aconteceu. O problema, no entanto, pode vir de municípios vizinhos, onde moradores ainda utilizam a planta nos jardins ou como cerca viva.
SINTOMAS DO GREENING - Na superfície dos frutos contaminados pelo greening surgem manchas circulares verde-claras. Os frutos adquirem forma assimétrica e tamanho reduzido. As sementes são abortadas e a columela (parte branca central) fica deformada, com a presença de vasos amarelos. Todos esses sintomas interferem na qualidade do fruto.
Créditos : HTTP://WWW.DIARIODONOROESTE.COM.BR/NOVO/NOTICIA_DET.PHP?CDNOTICIA=48324
PÁG. ANTERIOR