NOTÍCIAS

DEPOIS DE CAVAREM UM TÚNEL, OITO PRESOS CONSEGUIRAM FUGIR DO MINIPRESÍDIO DE PARANAVAÍ NA MADRUGADA DE ANTEONTEM. OUTROS TRÊS PRESOS QUE ESTAVAM NA MESMA CELA OPTARAM POR NÃO FUGIR. FOI A TERCEIRA FUGA REGISTRADA ESSE ANO NA CADEIA DE PARANAVAÍ. O DE

Equipes de policiais militares e civis passaram o dia de ontem tentando recapturar os fugitivos. Seis detentos eram de Paranavaí e outros dois de Alto Paraná.

O delegado Osmir Ferreira Neves Junior explicou que os presos conseguiram sair em um pátio onde havia cachorros, colocados ali para ajudar a evitar fugas. “Os cachorros devem ter feito muito barulho e ninguém foi verificar o motivo. Teve até um animal que se feriu porque deve ter avançado em cima dos fugitivos”, disse Neves Junior.

O delegado explicou que a segurança do local é dividida em três etapas e que não pode haver falhas. “Trabalhamos muito para evitar a entrada de objetos dentro do presídio. Para isso fazemos as revistas. Depois fazemos o “bate-grade” para tirar o que eventualmente passa pela revista pessoal. O ciclo deve ser fechado com a vigilância externa”, falou.

Neves Junior afirmou que tomou medidas, recentemente, para evitar fugas. “Fizemos um grande cinturão de concreto ao redor do minipresídio para evitar as fugas através dos túneis. Além disso, colocamos placas de aço na laje. Dessa vez, os presos fizeram o túnel mais fundo do que o cinturão”, disse.

Para cavar o túnel os detentos iniciaram o buraco num local próximo de onde fica o vaso sanitário. Depois eles foram colocando a terra retirada do túnel no espaço onde fica o colchão. Além disso, eles colocavam terra no vaso sanitário e davam descargas.

Um procedimento será aberto para ouvir os três presos que ficaram na cela. Neves Júnior quer saber que material foi utilizado para fazer o túnel. Ele lembrou que em situações anteriores os presos retiram ferros da própria estrutura do minipresídio, que é antigo e apresenta sinais de deterioração.

O prefeito Rogério Lorenzetti chegou a comentar através do Twitter a necessidade da construção de uma penitenciária em Paranavaí. “Nv unidade prisional é necessária RT"@MichelMartini: Oito detentos fogem do minipresídio de Paranavaí”, escreveu o prefeito.

O relações públicas do 8º BPM, Capitão Orlando Lazaro, afirmou que a PM é a responsável pela guarda externa do minipresídio e que não tem o controle do que acontece dentro da estrutura. Mesmo assim, disse que a pedido do comandante os fatos serão apurados e que o efetivo de toda a região está trabalhando para recapturar os presos.

Além das três fugas, esse ano houve outras três tentativas. Das fugas anteriores, faltam serem recapturados dois presos. Agora o número de presos fugitivos do minipresídio de Paranavaí sobe para 10 neste ano de 2011.

Créditos : HTTP://WWW.DIARIODONOROESTE.COM.BR/NOVO/NOTICIA_DET.PHP?CDNOTICIA=47401


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: