APESAR DA COLOCAÇÃO, ESTADO TEVE O PIOR DESEMPENHO NA REGIÃO SUL. ESPECIALISTAS ALERTAM QUE NÚMEROS DEVEM SER VISTOS COM CAUTELA.
O Paraná é o estado com a oitava melhor média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Embora a nota de 543 esteja seis pontos acima da média nacional, o estado registrou o pior desempenho da Região Sul. No ranking das escolas paranaenses com as notas mais altas, o câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aparece mais uma vez na primeira colocação, com média 717,77 – à frente das instituições particulares. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC).
A classificação, porém, deve ser vista com cautela. Para Ângelo Ricardo de Souza, doutor em Educação e professor do Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mais importante do que ter uma boa posição no ranking é apresentar uma distribuição equânime nas médias do Enem. “Há um limite quando se analisa essa média. Eu abriria mão de ter poucas escolas com médias acima de 700 para não ter nenhuma abaixo dos 500 pontos. Seria melhor do que ter algumas ilhas de altíssimo rendimento com um oceano de tragédias”, afirma.
Essa também é a avaliação do deputado federal Ângelo Vanhoni (PT/PR), relator do projeto de lei que cria o novo Plano Nacional de Educação. “Não se trata de consolidar alguns centros de excelência, mas em garantir um padrão mínimo de qualidade para todas as crianças.” Apesar de a nota do Paraná ser menor do que as médias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ele avalia positivamente a posição ocupada pelo estado. “Eu avalio como um bom resultado. O Paraná tem um bom desempenho na média”, considera.
Porcentagem de alunos
Segundo Souza, outro aspecto que precisa ser levado em consideração é o índice de alunos que fizeram o Enem. Ele explica que a média de uma escola em que a participação foi pequena pode não representar a realidade da instituição. Foi por esse motivo que o MEC decidiu alterar neste ano o formato de divulgação do resultado por escolas, que agora leva em conta o porcentual dos participantes.
Quando são avaliadas, por exemplo, apenas as escolas que tiveram mais de 75% de participação no exame, o primeiro lugar no ranking do Paraná fica com o Colégio Santa Maria, de Curitiba. Das dez escolas mais bem colocadas, apenas uma é pública, o Colégio Militar de Curitiba (média 667,36). O câmpus Curitiba da UTFPR não aparece na lista, já que menos de 50% dos seus concluintes do ensino médio fizeram o exame.
Embora a proporção de participantes da UTFPR seja pequena, 201 alunos da instituição fizeram a prova, número significativamente maior do que em outras escolas com porcentual mais alto. “O Colégio Diocesano João Paulo I, de Porecatu, teve 84,6% de participação e está em terceiro lugar no estado [no ranking com mais de 75% de participação], mas apenas 22 alunos fizeram o Enem”, afirma o educador Áureo Gomes Monteiro Júnior, autor de várias obras didáticas e presidente da editora Ahom Educação.
Créditos : HTTP://WWW.GAZETADOPOVO.COM.BR/VIDAUNIVERSITARIA/VESTIBULAR/ENEM/CONTEUDO.PHTML?TL=1&ID=1168511&TIT=PR-TEM-8-MELHOR-NOTA-NO-ENEM
PÁG. ANTERIOR