NOTÍCIAS

CURSAR UMA FACULDADE E CONQUISTAR UM DIPLOMA DE GRADUAÇÃO É O SONHO DE MUITOS BRASILEIROS. HÁ 12 ANOS EXISTEM FACILIDADES QUE POSSIBILITAM QUE ESTE OBJETIVO SEJA ALCANÇADO POR TODOS AQUELES QUE SE ESFORÇAREM PARA TAL, INDEPENDENTEMENTE DA SITUAÇÃO EC

Para muitos esta é a única maneira de cursar uma faculdade. Isso nos leva a acreditar que este tipo de financiamento democratiza o ensino, abrindo portas para aqueles que não conseguem passar no vestibular das instituições públicas e não teriam condições de pagar a mensalidade de uma universidade particular.

O professor de economia Renato Pianowski de Moraes disse que é necessário pensar muito bem antes de assinar o contrato com o Fies. 'Apesar da taxa de juros ser baixa, este tipo de financiamento pode comprometer a vida de uma pessoa. Além disso, o MEC não aceita financiamento sem fiador, o que faz com que mais alguém assuma esta responsabilidade. São duas pessoas acreditando no estudante', explica.

Ele destacou que é necessário conhecer o curso antes de decidir, porque se o aluno desistir antes de terminar a graduação a dívida deverá ser paga mesmo sem o diploma na mão. 'Também recomendo estudar o mercado de trabalho e avaliar se ele dará condições de emprego para que a pessoa possa arcar com esta responsabilidade. Qualquer profissão tem lados bons e ruins e isso tem que ser avaliado antes de fazer o financiamento', diz.

Para Pianowski, quando o aluno faz o Fies ele antecipa o consumo do serviço e deve saber que após a formatura parte do orçamento estará comprometida para o pagamento desta dívida. Apesar das ressalvas, o economista destacou que um profissional graduado ganha em média 30% a mais que uma pessoa sem curso superior.

Fies

Os alunos inscritos no Fies podem financiar de 50% a 100% do valor da mensalidade. Após o término do curso de graduação o aluno tem 18 meses de carência para iniciar o pagamento, neste período paga-se R$ 50 a cada três meses referente aos juros das parcelas. O saldo devedor pode ser parcelado em até três vezes o período financiado do curso mais 12 meses. O juros é de 3,41% ao ano. Os alunos interessados devem procurar mais informações sobre o Fies nas secretarias das instituições de ensino superior.

Créditos : HTTP://WWW.FOLHAWEB.COM.BR/?ID_FOLHA=2-1--5194-20110830


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: