A POLICIA FEDERAL DE GUAÍRA DIVULGOU UM BALANÇO DAS APREENSÕES REALIZADAS NESSE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011. NÚMEROS IMPRESSIONANTES, QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DE FISCALIZAR A FRONTEIRA. A OPERAÇÃO SENTINELA VAI ATÉ O FIM DO ANO, E VEM MOSTRANDO UM GRA
Nesses seis meses de operação, foram apreendidos 1.189.639 (Hum milhão, cento e oitenta e nove mil e seiscentos e trinta e nove) de pacotes de cigarros. Em agosto, o Ilustrado, já noticiou a apreensão de mais de três mil caixas de cigarros.
As apreensões de drogas revelam um número assustador, a PF de Guaíra impediu que 7, 7 toneladas de maconha, 23 quilos de crack, 2 quilos de haxixe e 34 quilos de cocaína entrassem no Brasil. Um relatório apresentado pela Policia Rodoviária Federal (PRF) aponta que o Paraná é a principal rota da maconha para o Brasil e também por onde passam muita cocaína e crack. Somente nas estradas monitoradas por ela e que cruzam o estado, foram aprendidas mais de 9,4 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2011, mais de 92,5% eram maconha. Na comparação do mesmo período de 2009, 2010 e 2011, de um ano para o outro as apreensões de cocaína e crack cresceram mais de 100%.
Foram presas 246 pessoas nesse primeiro semestre, 34 embarcações, 53 caminhões, 180 carros e 7 motos, que estavam sendo usados para transportar as mercadorias contrabandeadas.
Fronteira
A fronteira com o Paraguai é a que mais preocupa as autoridades policiais brasileiras no que diz respeito ao tráfico de drogas. A informação é do diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Oslain Campos Santana. “A fronteira com o Paraguai nos preocupa mais do que a fronteira com a Bolívia, porque é por ela que entra a maior parte da maconha e da cocaína consumidas no Brasil”. Ele foi um dos participantes da audiência pública na Comissão Especial sobre Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados. Na audiência, Santana disse que, para conter a entrada das drogas no Brasil, a Polícia Federal está colocando os policiais que se formam na Academia de Polícia para trabalhar na fronteira como primeiro posto. Ele informou que, em 2007, havia pouco mais de 500 policiais trabalhando nas fronteiras. No ano passado, esse número passou para quase mil.
Operação Sentinela
A Operação Sentinela é um esforço conjunto da Policia Federal com as Forças Armadas, Força Nacional, Secretaria de Segurança Pública dos estados, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Censipam e tem como objetivo reprimir de modo eficaz, os crimes transnacionais, como o tráfico internacional de armas de fogo, munições e explosivos, contrabando e descaminho, exportação ilegal de veículos e imigração ilegal de estrangeiros pela fronteira seca do Brasil.
Nos primeiros meses de trabalho, a soma de esforços destes órgãos possibilitou a apreensão de 156 quilos de cocaína; 82,6 quilos de pasta base de cocaína; 7,452 toneladas de maconha e a prisão de 271 pessoas.
“A Operação Sentinela inaugura uma nova fase no controle das fronteiras, com integração e cooperação permanente entre órgãos federais e estaduais no combate aos ilícitos transnacionais”, disse o delegado da Polícia Federal, Roberto Troncon, Diretor de Combate ao Crime Organizado.
A Operação Sentinela está presente em todos os estados da linha de fronteira do Brasil e deve durar até dezembro deste ano.
Créditos : HTTP://WWW.ILUSTRADO.COM.BR/2011/EXIBENOTICIA.ASPX?NOT=PF%20DE%20GUA%C3%ADRA%20DIVULGA%20BALAN%C3%A7O%20DE%202011&NOTID=8476
PÁG. ANTERIOR