DIVULGAÇÃO COMEÇOU NESTA SEMANA E TEM COMO OBJETIVO INFORMAR A POPULAÇÃO, ESPECIALMENTE NA ÉPOCA DE FRIO, QUANDO AS CONSEQUÊNCIAS DO AR SECO SÃO MAIS SENTIDAS
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) passa a divulgar, a partir desta semana, boletins semanais sobre a qualidade do ar em Curitiba e Região Metropolitana. O objetivo é manter a população informada sobre a qualidade do ar, especialmente no período de frio, quando as pessoas sentem mais as consequências do ar seco. O instituto conta com 11 estações de amostragem de ar espalhadas em Curitiba, Araucária e Colombo. A primeira amostra revelou que a qualidade do ar pode ser considerada boa em todas as regiões.
Das 11 estações, sete realizam as coletas dos dados automaticamente, em um intervalo de 30 minutos. As estações medem a quantidade de ozônio, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, partículas totais em suspensão e partículas inaláveis.
Os padrões analisados são estabelecidos de acordo com o índice de Qualidade do Ar (IQA). As classificações podem ser “Boa” (até 50), “Regular (entre 151 e 100), “Inadequada” (entre 101 e 150 e entre 151 e 200), “Má” (entre 201 e 300) e “Péssima” (acima de 300). A qualidade é determinada com base no impacto na população, passando de nenhum efeito, efeito em pessoas sensíveis e mal-estar generalizado.
Estações
Curitiba possui quatro estações. Duas estão localizadas no centro (Santa Casa e Ouvidor Pardinho) e duas em bairros (Santa Cândida e Boqueirão). Em Colombo, há apenas uma estação. Já Araucária possui seis estações (Assis, CSN, Repar, São Sebastião, Seminário e UEG).
Todos os boletins de qualidade do ar serão publicados no site do IAP.Créditos : HTTP://WWW.GAZETADOPOVO.COM.BR/VIDAECIDADANIA/CONTEUDO.PHTML?TL=1&ID=1131995&TIT=IAP-PASSA-A-EMITIR-BOLETINS-SEMANAIS-DA-QUALIDADE-DO-AR
PÁG. ANTERIOR