A FEIRA FLORESTAL BRASILEIRA COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA (13), EM MOGI GUAÇU (SP).
As ações do governo federal para conhecer as florestas do país e para promover a produção sustentável de madeira são alguns dos assuntos que o Serviço Florestal Brasileiro leva para a Expoforest 2011, que começa nesta quarta-feira (13), em Mogi Guaçu (SP).
Durante a feira, que está entre os principais eventos do setor florestal e deve atrair mais de 8 mil pessoas, os visitantes terão informações sobre o Inventário Florestal Nacional, iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal para conhecer a quantidade e a qualidade das florestas e que já conta com a parceria de seis unidades da federação.
Outro tema apresentado serão as concessões florestais, que possibilitam o acesso de empreendedores a áreas de florestas legalizadas para a produção de madeiras e de produtos não madeireiros sustentáveis por meio de contratos de até 40 anos assinados com o governo.
As concessões contam hoje 1 milhão de hectares em diferentes etapas desse processo e vão ajudar a aumentar a oferta de madeira legalizada no mercado interno, que, em 2009, absorveu 79% da madeira processada na Amazônia. O estado de São Paulo é o principal mercado, com 17% do consumo, em 2009, de toda a madeira processada na Amazônia Legal.
Além do Inventário e das concessões, quem for à Expoforest conhecerá o software Madeiras Comerciais do Brasil, uma base de dados com informações de 157 espécies. A chave interativa, desenvolvida pelo Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal, auxilia no reconhecimento de espécies madeireiras comumente comercializadas no país.
O estande do Serviço Florestal está localizado na área estática da Expoforest, próximo à praça de alimentação. A feira terá mais de 120 expositores, entre instituições governamentais e empresas de máquinas, equipamentos e serviços para a produção de florestas plantadas.
Créditos : HTTP://NOTICIAS.AMBIENTEBRASIL.COM.BR/CLIPPING/2011/04/13/68714-SERVICO-FLORESTAL-MARCA-PRESENCA-NA-EXPOFOREST-2011.HTML
PÁG. ANTERIOR