NOTÍCIAS

SEGUNDO ESPECIALISTA, CHUVAS INTENSAS E LOCALIZADAS SÃO COMUNS NO VERÃO. A PREVISÃO É DE CHUVA NO LITORAL PARANAENSE ATÉ A TERÇA-FEIRA (15).

“O que ocorreu foi uma formação de áreas de instabilidade concentradas na serra. Mas nenhum modelo (informações meteorológicas) indicava, em termos de volume, toda esta chuva”, disse o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) Marcelo Brauer Zaicovski, sobre as chuvas que atingem o litoral paranaense desde a quinta-feira (9).

Em entrevista ao G1, o meteorologista explicou que as chuvas intensas nas cidades do litoral são comuns no verão. “Este fenômeno não é atípico, o histórico de chuvas mostra que a situação é recorrente”, afirmou.

Em 4 de janeiro de 2003, o Simepar registrou, em 24 horas, 272 ml de chuva em Guaratuba, no litoral do Paraná. O número é maior do que o esperado para todo o mês de janeiro, 261 ml. Do início de março de 2011 até às 11h30 deste sábado (12), choveu 176 ml em Guaratuba e em Morretes, o volume de chuva chega a 305 ml.

Um conjunto de nuvens associadas à temperaturas elevadas e à grande quantidade umidade no ar provocam as intensas chuvas concentradas e localizadas. Segundo Zaicovski, geralmente essas chuvas têm volume expressivo, ventos fortes e não são, necessariamente, acompanhadas de raios.

O meteorologista ainda explicou que “as previsões são resultado de análises de campos meteorológicos (mapas)”. Informações de satélites, radares e de estações meteorológicas na Terra, como por exemplo a de Antonina, são computadas e montam ‘modelos’, “equações matemáticas que representam o comportamento da atmosfera”. Os modelos é que são objetos de estudo dos meteorologistas, que fazem a previsão.

De acordo com Zaicovski, a previsão para o litoral paranaense é de chuva até a terça-feira (15). “A chuva deve parar e o tempo estabilizar de terça pra quarta-feira (16)”, concluiu.

Créditos : HTTP://NOTICIAS.AMBIENTEBRASIL.COM.BR/CLIPPING/2011/03/14/67448-FENOMENO-DAS-CHUVAS-NO-LITORAL-DO-PR-NAO-E-ATIPICO-DIZ-METEOROLOGISTA.HTML


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: