NA TUMBA NA ILHA DE CRETA, NA ANTIGA CIDADE DE APOLÔNIA, TAMBÉM TAMBÉM FORAM ENCONTRADOS UMA TIGELA DE COBRE, FRASCOS DE PERFUME IMPORTADO DO EGITO, SÍRIA OU PALESTINA, CENTENAS DE ÂMBAR E UM PENDENTE DE OURO, ENTRE OUTROS OBJETOS.
Arqueologistas gregos localizaram uma esqueleto antigo, todo coberto com folhas de ouro, em uma tumba na ilha de Creta, na antiga cidade de Apolônia. A descoberta foi anunciada nesta terça-feira (28).
O professor de arqueologia Nicholas Stampolidis e equipe disseram que encontram mais de 3.000 folhas de ouro datados do século 7 a.C – o cemitério tem fornecido artefatos antigos surpreendentes nos últimos anos.
Os finos ornamentos em ouro possuem de um a quatro centímetros cada e estavam costurados no que pode ser tanto uma vestimenta de luxo quanto uma mortalha envolvida no corpo de uma mulher.
“Toda a extensão da tumba estava coberta com pequenos pedaços de ouro”, disse Stampolidis à Associated Press.
Segundo os achados, a mulher deveria pertencer a uma classe social elevada ou religiosa. Ela foi enterrada junto a um outro esqueleto dentro de contêiner, fechado com uma pedra pesando mais de 500 kg e escondido atrás de uma parede falsa, provavelmente para confundir ladrões de tumbas.
O local também continha uma tigela de cobre, frascos de perfume importado do Egito, Síria ou Palestina, centenas de âmbar e um pendente de ouro, entre outros objetos.
Stampolidis, da Universidade de Creta, trabalha no sítio arqueológico de Apolônia há pelo menos 25 anos. As ruínas ficam a noroeste de Ida, monte onde Zeus teria nascido na mitologia grega.
Créditos : HTTP://NOTICIAS.AMBIENTEBRASIL.COM.BR/CLIPPING/2010/09/29/60957-ENCONTRADO-ESQUELETO-COBERTO-COM-FOLHAS-DE-OURO-EM-TUMBA-GREGA.HTML
PÁG. ANTERIOR