NOTÍCIAS

TÉCNICOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PRESTARAM ORIENTAÇÕES SOBRE COMBATE À DENGUE PARA A POPULAÇÃO EM UMA TENDA EDUCATIVA, MONTADA NA MANHÃ DE SEGUNDA-FEIRA (13), NA BOCA MALDITA, CENTRO DE CURITIBA. DURANTE TODA A SEMANA, ELES VISITARÃO ESTABEL

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde prestaram orientações sobre combate à dengue para a população em uma tenda educativa, montada na manhã de segunda-feira (13), na Boca Maldita, centro de Curitiba. Durante toda a semana, eles visitarão estabelecimentos comerciais da região e residências dando informações sobre como prevenir a doença e reforçar o combate aos focos de mosquitos da dengue.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Viviane Polett, as pessoas estão sendo convidadas a participar ativamente desse esforço para manter a capital paranaense livre da dengue. “Quem passar pelo local poderá conferir o aspecto do inseto, vetor da doença, e acompanhar, na maquete educativa, os locais e as condições ambientais que favorecem o aparecimento dos seus focos”, explicou.

A recomendação dos técnicos é que a população possa conferir, de forma constante, os locais que possam acumular água limpa e servir de criadouro ao mosquito e, no caso dos estabelecimentos comerciais e de serviços, checar as condições de produtos e objetos vindos de locais onde há ocorrência de dengue e que podem conter o inseto. “É o caso de itens como pneus, louças sanitárias e móveis”, detalha a coordenadora.

Monitoramento feito pela Secretaria Municipal da Saúde mostra que 18 dos 62 moradores infectados em 2010 adquiriram a doença viajando pelo interior do Paraná. Foram identificados e destruídos esse ano 61 focos de larvas do mosquito em 20 dos 75 bairros da cidade.

O último levantamento da Secretaria Estadual da Saúde mostra que este ano foram 24.658 casos confirmados no Paraná sendo 23.867 autóctones (quando a infecção ocorreu dentro do estado), e 791 importados. Foram notificados como suspeitos 58.185 casos.

Comparado com o mesmo período de 2007, ano epidêmico da doença, houve aumento de 31% nos casos notificados: de 44.307 em 2007, para 58.185 em 2010. Os dados são de agosto e, de acordo com a secretaria, um novo boletim com os números da dengue no Paraná deverá ser divulgado esta semana.

Créditos : HTTP://NOTICIAS.AMBIENTEBRASIL.COM.BR/CLIPPING/2010/09/14/60335-POPULACAO-DO-PARANA-RECEBE-ORIENTACOES-DE-COMBATE-A-DENGUE.HTML


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: