UMA PESQUISA, REALIZADA NOS MUNICÍPIOS DE IRANDUBA E MANACAPURU, NO INTERIOR DO AMAZONAS, ENTRE SETEMBRO DE 2009 E AGOSTO DESTE ANO, REVELOU A BUSCA POR ALTERNATIVAS PARA A FABRICAÇÃO DE TIJOLOS.
Uma pesquisa, realizada nos municípios de Iranduba e Manacapuru, no interior do Amazonas, entre setembro de 2009 e agosto deste ano, revelou a busca por alternativas para a fabricação de tijolos.
De acordo com o estudo “Análise da Sustentabilidade da Exploração dos Recursos Minerais de Uso na Construção Civil na Região de Iranduba e Manacapuru”, os empresários do setor oleiro estão utilizando serragens, entulho do Prosamim e resíduos do Polo Industrial de Manaus (PIM) para a queima na fabricação de tijolos.
“Podemos perceber que os empresários estão bastante antenados com relação ao meio ambiente. Por isso está diminuindo a degradação ambiental naquelas regiões”, afirmou a coordenadora do projeto, Solange Costa.
Para a realização da pesquisa foram visitadas as indústrias de maior porte e os responsáveis afirmar utilizar o recurso florestal como combustível para a fabricação dos tijolos. “Eles se preocupam com o ambiente e estão utilizando serragens das madeiras e até mesmo caroço do açaí, pois esses elementos auxiliam na queima dos tijolos”, disse. Foram utilizados, ainda, aparelhos de GPS para observação das imagens de satélite.
A pesquisa teve como objetivo identificar e classificar a atividade de extração mineral de materiais de construção civil e contou com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Créditos : HTTP://NOTICIAS.AMBIENTEBRASIL.COM.BR/EXCLUSIVAS/2010/08/20/59236-EXCLUSIVO-ESTUDO-REVELA-VANTAGENS-DA-UTILIZACAO-DE-ALTERNATIVAS-NA-FABRICACAO-DE-TIJOLOS.HTML
PÁG. ANTERIOR