DURANTE O FINAL DE SEMANA, REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ E DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SE REUNIRAM COM TRABALHADORES, EM FAXINAL DO CÉU, NA REGIÃO DE GUARAPUAVA, NO PARANÁ, DURANTE O I ENCONTRO ESTADUAL DE CATADORES DE MATERIAI
Durante o final de semana, representantes do Ministério Público do Paraná e do Ministério Público do Trabalho se reuniram com trabalhadores, em Faxinal do Céu, na região de Guarapuava, no Paraná, durante o I Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis do Paraná.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tramita no Senado, foi um dos temas debatidos. Outros assuntos entraram na pauta, como a criação de um espaço para promoção de articulação política dos catadores e a divulgação de projetos sociais.
O procurador de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção do Meio Ambiente, Saint-Clair Honorato Santos, destacou a importância da valorização do profissional que atua no setor e a necessidade de discutir a profissionalização e a renda. “Os catadores estão na base da construção da cidade sustentável”, afirmou.
Nesta terça-feira, 25, tem início o Simpósio Internacional Estratégias para a Erradicação do Trabalho Infantil na Coleta do Lixo, promovido pelo Ministério Público do Paraná, Ministério Público do Trabalho, MPT, e a Escola Superior do Ministério Público da União.
O encontro busca alternativas para combater a presença de crianças e adolescentes em ambientes como lixões e aterros sanitários, promovendo discussões sobre benefícios para área ambiental, geração de renda, sustentabilidade e erradicação do trabalho infantil.
O simpósio será transmitido na internet, na página do MPT/PR http://www.prt9.mpt.gov.br/.
*Com informações do MP/PR.
Créditos : HTTP://NOTICIAS.AMBIENTEBRASIL.COM.BR/EXCLUSIVAS/2010/05/24/55523-EXCLUSIVO-ENCONTROS-NO-PARANA-DEBATEM-O-TRABALHO-DOS-CATADORES-DE-RECICLAVEIS-E-ERRADICACAO-DO-TRABALHO-INFANTIL.HTML
PÁG. ANTERIOR