NOTÍCIAS

AS FISCALIZAÇÕES SÃO FEITAS DE MANEIRA CONSTANTE. O LOCAL COM MAIOR ÍNDICE DE INFRAÇÕES É PRÓXIMO À BARRAGEM DE DIAMANTE DO NORTE. ISSO PORQUE OS PEIXES NÃO TÊM COMO SEGUIR O CURSO DO RIO E “SE TORNAM PRESAS FÁCEIS”

 Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ainda não identificaram infrações em rios da região Noroeste. Significa que a legislação que proíbe a pesca no período de 1º de novembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016 está sendo cumprida. O chefe do IAP de Paranavaí, Mauro Braga, explicou que a Portaria 025/2009 permite a retirada de peixes somente nas proximidades de Terra Rica, desde a Coroa do Frade até a Lagoa Preta. Mesmo assim, apenas duas espécies podem ser pescadas: tucunaré e corvina, porque são consideradas exóticas. A legislação também especifica o tipo de equipamento liberado para a prática. “Só pode pescar embarcado com vara e molinete”, destacou Braga, acrescentando que a pescaria no barranco do rio também é permitida. Outra orientação do chefe do IAP de Paranavaí diz respeito à isca. “Tem que ser artificial ou lambari com nota fiscal”. Quem infringir as determinações cometerá crime ambiental e será encaminhado à delegacia mais próxima. Se o flagrante ocorrer no Rio Paraná, o pescador será levado à Delegacia da Polícia Federal de Maringá, por se tratar de um crime ambiental federal. Figuram, ainda, na lista de punições para quem pescar durante a piracema multa de R$ 700, mais R$ 20 para cada quilo de pescado. Além disso, todo o equipamento e a embarcação são apreendidos. Braga informou que as fiscalizações são feitas de maneira constante. Segundo ele, usualmente o local com maior índice de infrações é próximo à barragem de Diamante do Norte. Isso porque os peixes não têm como seguir o curso do rio e “se tornam presas fáceis”. PIRACEMA - Diversas espécies de peixes nadam rio acima para realizar a desova. O fenômeno natural que ocorre em rios do mundo todo recebe o nome de piracema, que em tupi significa “subida do peixe”. O período é extremamente importante para o processo reprodutivo, porque ao nadarem contra a correnteza, os peixes têm a produção de hormônios ampliada. É exatamente para garantir o sucesso do ciclo de procriação que a legislação estabelece a proibição da pesca.

Créditos : HTTP://WWW.DIARIODONOROESTE.COM.BR/NOTICIA/PARANAVAI/LOCAL/73105-PIRACEMA-TERMINA-NO-DIA-28-DE-FEVEREIRO-DE-2016


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: