NOTÍCIAS

NA REGIÃO NOROESTE, IMENSAS EROSÕES PREOCUPAM AGRICULTORES. TÉCNICOS ORIENTAM ROTAÇÃO DE CULTURA, CURVAS DE NÍVEL E COBERTURA DE SOLO.

 O manejo do solo é uma necessidade tanto em áreas de pastagens como também de lavouras. Na maioria das cidades da região noroeste do Paraná, o solo é arenoso e chuvas mais fortes podem resultar em erosões. Na fazenda do João Soto Claviço, uma cratera começou pequena há 8 anos, mas hoje já engoliu vários hectares de pasto. "Não posso reformar, não posso arrendar. É incalculável o prejuízo", reclama o produtor.  Para evitar esse problema é preciso seguir medidas de conservação de solo. ALém de fazer curvas de nível ou terraços para ajudar a segurar a água; técnicos orientam a rotação de cultura, no caso das lavouras, e o uso de cobertura para manter a umidade do solo. " Sempre vem umas chuvas bem pesadas. Então, se não tiver cobertura de solo muito provavelmente, e a gente já viu isso, em algumas propriedades que foram feito terracionamento também mas que não tinha cobertura de solo, rompeu quase tudo e teve que refazer o serviço", explica o técnico agrícola Arildo Todão. Em otura pequena propriedade, de apenas 2 hectares, o agricultor Marco Antônio Paulino plantou pasto e fez curvas de nível. E conseguiu evitar as erosõe, mantendo a umidade do solo. "Não tem problema de ir água para o vizinho, fazer erosão . A água para, a terra fica úmida, serve para o eucalipto e pra raiz do capim", diz.  

Créditos : HTTP://G1.GLOBO.COM/PR/PARANA/CAMINHOS-DO-CAMPO/NOTICIA/2015/11/MEDIDAS-DE-CONSERVACAO-DO-SOLO-DEVEM-SER-RETOMADAS-NO-PARANA.HTML


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: