NOTÍCIAS

COM A ABERTURA DAS COMPORTAS DA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, O RIO PARANÁ COMEÇA A DAR SINAIS DE BAIXA NO NÍVEL DA ÁGUA, QUE CHEGOU A QUATRO METROS ACIMA DO NORMAL NO PERÍODO DE MAIOR INTENSIDADE DE CHUVAS NA REGIÃO SUDESTE, EM ESPECIAL NOS ESTADOS DE SÃO

Com a abertura das comportas da hidrelétrica de Itaipu, o Rio Paraná começa a dar sinais de baixa no nível da água, que chegou a quatro metros acima do normal no período de maior intensidade de chuvas na região Sudeste, em especial nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A expectativa é de que nos próximos dias o nível baixe ainda mais e comece a formar as prainhas. "Se baixar mais meio metro começa a dar movimento novamente nas prainhas, agora é rezar pra que as chuvas em São Paulo e Minas parem", disse Zé Bidu, proprietário de barcos de passeio em Porto Rico.

Até a tarde de ontem Rio Paraná estava cerca de três metros acima do nível normal. Um dos sinais de baixa da água é a forte correnteza e a cor da água que começa a deixar o tom de barro.

Em uma das prainhas mais conhecidas da região, a de Porto Rico, já é possível tomar banho, mas ainda não há faixa de areia sem estar alagada. Em alguns pontos a profundidade é de apenas um palmo. "Ainda tá perigoso, o rio tem que baixar mais até aparecer a praia por completo", disse o barqueiro.

Com a cheia do Rio Paraná comerciantes de Porto Rico estão amargando prejuízos no início da alta temporada de verão, quando a cidade tem um grande fluxo de turistas. A expectativa é que os comerciantes saiam do vermelho no feriadão do Carnaval de 12 a 16 de fevereiro, quando é esperado com ou sem prainha um bom número de visitantes. A informação é de que não há mais vagas nas pousadas e hotéis da cidade para o Carnaval.

Créditos : HTTP://WWW.DIARIODONOROESTE.COM.BR/NOVO/NOTICIA_DET.PHP?CDNOTICIA=28322


PÁG. ANTERIOR

Acessibilidade

Confira também: